:: Página inicial > História
CRIAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO

A Criação de um sindicato exigia o cumprimento das normas legais estabelecidas pela CLT anterior a 1988,

Para fundar uma associação profissional era necessário que os trabalhadores das empresas se enquadrassem dentro do mesmo ramo de atividade, ou mesma categoria econômica. Com isto, em 16 de Agosto de 1986, o Ministério do Trabalho reconheceu a A.A.S.S.P.E.C - Associação Profissional de Empregados em Empresas de Assessoramento, Perícias e Informação de Curitiba, com o caráter de associação pré-sindical, o qual deveria cumprir o prazo mínimo de seis meses de existência, como exigia a lei, para a sua transformação em sindicato.

CRIAÇÃO DO SINDASPP

Porém foi no dia 18 de fevereiro de 1987, que teve inicio as atividades do SINDASPP - Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações, Pesquisas de Curitiba.
Através de Carta Sindical expedida pelo então Ministério do Trabalho Almir Pazianotto Pinto.

No ano seguinte, sua base territorial foi ampliada para todo o Estado do Paraná, com exceção para os municípios de Foz do Iguaçu (SINDASFOZ); Londrina, Ibiporã, Apucarana, Arapongas, Rolândia, Cambe, Uraí, e Porecatu(SINDASPEL).

O SINDASPP na prática ainda representa uma parcela de trabalhadores de Londrina e região, mediante acordo com o SINDASPEL.

A partir de 09 de fevereiro de 1996, com a unificação do SINDASFOZ ao SINDASPP, os trabalhadores daquele município, passaram a ser representados pelo SINDASPP, mediante assembléia manifestada em Assembléia Geral, que votaram pela unificação. Dessa forma, o SINDASPP passou a ser denominado Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações, Pesquisas e Prestadoras de Serviços no Estado do Paraná.